Apresentação

Este painel está sendo desenvolvido em uma parceria entre o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e visa auxiliar o MEC e as Instituições de Ensino Superior a visualizar os dados do Censo da Educação Superior, em especial aqueles relacionados aos locais de oferta de cursos presenciais e a distância.

Ele faz parte dos esforços para planejar a expansão da Educação Superior, conforme prevê o Plano Nacional de Educação (PNE), lançado pela lei federal N.º 13.005 de 25 de junho de 2014, que em sua meta 12 indica que a taxa bruta de matrícula na educação superior deve alcançar 50% e a taxa líquida deve atingir 33% da população de 18 a 24 anos. O alcance dessas metas, necessariamente, deverá ser feito assegurando a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público.

Uma das estratégias propostas para essa expansão é o aumento da participação da Educação a Distância (EaD) nas universidades públicas federais. O planejamento adequado de vagas e cursos, considerando as caraterísticas territoriais, são fundamentais para uma expansão baseada nas necessidades das populações e no mercado de trabalho.

Para contribuir com essa visão, foram consolidadas nesse painel informações georreferenciadas dos locais de ofertas, com foco no número de matrículas de 631 universidades públicas federais e outros dados relacionados, como tipos de locais de oferta, modalidade de ensino e áreas dos cursos.


Sobre os painéis

As informações disponíveis no painel, que têm como base o Censo da Educação Superior de 2019 (Inep/MEC), estão organizadas em duas partes: mapas e painel resumo.

Mapas - Os mapas mostram a distribuição no território nacional dos locais de oferta e dados específicos sobre eles, como a Instituição de Ensino Superior à qual o local de oferta pertence, quantidade de matrículas, quantidade de cursos, tipo do local de oferta, dentre outros. É possível fazer o download dos dados utilizados na construção dos mapas nos formatos csv e xlsx.

A cor dos mapas varia de acordo com a soma da quantidade de matrículas ofertadas pelos locais de oferta contidos em cada Unidade da Federação. As opções de filtro disponíveis (tipo de local de oferta, situação do local de oferta em relação a quantidade de matrículas, IES de vinculação, UF e área geral CINE e modalidade de ensino) são aplicadas tanto na exibição dos marcadores dos locais de oferta quanto na quantidade de matrículas por UF mostrada nos mapas.

Georreferenciamento - Foi realizada uma busca pelo endereço dos locais de oferta fornecido pelo E-MEC destes locais dentro da API Geocoding API do Google para a obtenção da coordenada geográfica (latitude e longitude). O critério estabelecido para validação da localização fornecida pela API do Google foi verificar se ela estava dentro do município fornecido na base de dados. Para os casos em que a API não retornou coordenada correspondente ou retornou coordenada fora do município fornecido pelo E-MEC, foi considerado o centroide do município a qual pertence o local de oferta. Nos mapas, essa informação pode ser verificada através da cor dos pontos.

Painel resumo - Trazem os totalizadores em relação ao número de locais de oferta, IES e matrículas em gráficos interativos, em adição à especificidade da informação apresentada nos mapas. Os filtros disponíveis são relacionados à região, UF, área geral CINE, IES de vinculação, situação do local de oferta em relação a quantidade de matrículas e modalidade de ensino.

Locais de oferta – Um local de oferta pode ser de tipo unidade acadêmica, polo de apoio presencial, núcleo de educação a distância, polo UAB e/ou unidade administrativa/reitoria. De modo geral, existe uma associação entre a modalidade de matrícula e o tipo de local de oferta. Matrículas presenciais são tipicamente relacionadas a uma unidade acadêmica enquanto matrículas de EAD são relacionadas a polos de apoio presencial ou núcleo de educação a distância2. Um ponto importante a destacar é a possibilidade de um local de oferta ser de mais de um tipo, ou seja, pode haver uma sobreposição de tipos em um mesmo local de oferta. Um local de oferta que é do tipo unidade acadêmica, por exemplo, pode ser também um polo de apoio presencial. Além disso, existem 63 locais de oferta sem informação de tipo. Não é possível identificar a vinculação da matrícula ao tipo do local de oferta a partir da base do Censo 2019.

Para dúvidas e sugestões, nosso contato é rhcti@cgee.org.br  
Em 2021, O número de universidades públicas federais é 69. No entanto, em 2019, só estavam disponíveis no Censo da Educação Superior os dados para 63 delas, já que seis tinham sido criadas recentemente.
Ainda que eventualmente, pode ocorrer a associação de matrículas de uma modalidade de ensino (presencial ou EaD) a um tipo de local de oferta não típico, por exemplo, matrículas de EaD associadas a uma unidade acadêmica

Metodologia

Para o georreferenciamento dos locais de oferta, utilizou-se o endereço fornecido pelo E-MEC destes locais dentro da API do Google Geocoding API para obter a localização (latitude e longitude). Para validar se a localização fornecida pela API do Google estava correta, foi verificado se a mesma estava dentro do município fornecido. Para os casos que não obtiveram resultados da API ou que estavam fora do município fornecido pelo Censo, foi considerado o centróide do município a qual pertence o local de oferta. Nos mapas, os marcadores azuis correspondem aos locais de oferta cuja localização foi possível de se obter pela API (com a validação se pertence ao município) e os marcadores vermelhos correspondem aos locais de oferta onde foi utilizado o centróide do município.

A cor do gráfico varia de acordo com a soma da quantidade de matrículas dos locais de oferta contidos em cada Unidade da Federação. As opções de filtro disponíveis são aplicadas somente nos marcadores dos locais de oferta, não interferindo na quantidade de matrículas por UF mostrada nos mapas.

Para descrever os locais de oferta das Universidades Públicas Federais, utilizou-se do Censo da Educação Superior 2019. Os mapas contém as seguintes informações para cada local de oferta:

  • Presencial
    • IES: Nome da IES a qual o local de oferta pertence;
    • Local de oferta: Nome do local de oferta;
    • Município: Município a qual o local de oferta pertence;
    • Matrículas presenciais: Quantidade de matrículas presenciais do local de oferta;
    • Docentes na IES: Quantidade de docentes na IES a qual o local de oferta pertence;
    • Quantidade de cursos presenciais: Quantidade de cursos presenciais vinculados ao local de oferta;
    • Quantidade de cursos presenciais com matrícula: Quantidade de cursos presenciais com ao menos uma matrícula;
    • UAB: Informa se o tipo de local de oferta é Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB);
    • NEAD: Informa se o tipo de local de oferta é Núcleo de Educação a Distância (NEAD);
    • Reitoria: Informa se o tipo de local de oferta é Unidade Administrativa/Reitoria;
    • Apoio presencial: Informa se o tipo de local de oferta é Polo de apoio presencial;
    • Unidade acadêmica: Informa se o tipo de local de oferta é Unidade Acadêmica;
  • EAD
    • IES: Nome da IES a qual o local de oferta pertence;
    • Local de oferta: Nome do local de oferta;
    • Município: Município a qual o local de oferta pertence;
    • Matrículas EAD: Quantidade de matrículas EAD do local de oferta;
    • Docentes na IES: Quantidade de docentes na IES ao qual o local de oferta pertence;
    • Docentes EAD na IES: Quantidade de docentes que atuam em EAD na IES a qual o local de oferta pertence;
    • Quantidade de cursos EAD: Quantidade de cursos EAD vinculados ao local de oferta;
    • Quantidade de cursos EAD com matrícula: Quantidade de cursos EAD com ao menos uma matrícula;
    • UAB: Informa se o tipo de local de oferta é Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB);
    • NEAD: Informa se o tipo de local de oferta é Núcleo de Educação a Distância (NEAD);
    • Reitoria: Informa se o tipo de local de oferta é Unidade Administrativa/Reitoria;
    • Apoio presencial: Informa se o tipo de local de oferta é Polo de apoio presencial;
    • Unidade acadêmica: Informa se o tipo de local de oferta é Unidade Acadêmica;

Filtros

Unidade da Federação

Tipo de local de oferta

Matrículas

Modalidade de ensino

Instituição de Ensino Superior

Área CINE

Mapa de locais de oferta

Dados

Filtros

Região

Unidade da Federação

Matrículas

Modalidade de ensino

Área CINE

Instituição de Ensino Superior

Locais de oferta
IES
Matrículas

Locais de oferta por Tipo de local de oferta

Locais de oferta por Unidade da Federação

IES por Tipo de local de oferta

IES por Unidade da Federação

Matrículas por IES

Matrículas por Unidade da Federação